Por que é tão importante que gestantes tomem a vacina da gripe?

A meta de vacinação contra a gripe na campanha deste ano foi batida: em todo o país, 41,1 milhões de brasileiros, ou 81,5% do público-alvo, já tinham se vacinado até o último dia da mobilização nacional, 20 de maio.A expectativa do Ministério da Saúde era vacinar, no mínimo, 80% das 49,8 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe.

Apesar da campanha já ter encerrado, estados e municípios que não atingiram a meta ou possuem doses disponíveis, podem continuar vacinando. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Nardi, em todo o país, 22 estados puderam adiantar suas vacinações, o que permitiu a alta cobertura vacinal.

Um dos grupos de risco que ainda pode receber a vacina em determinados postos de saúde é o de grávidas. No caso delas, além da vacina protegê-las dos três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano, a imunização protege também o bebê. Sobre a importância da vacina nestas mulheres, a médica obstetra do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Silândia Amaral Freitas, explica: "As grávidas têm mais risco de evolução de infecções e complicações dessas infecções".

Assista o vídeo.

 

Fonte: Agência EBC

Originalmente publicado em:http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2016/05/por-que-e-tao-importante-que-gestantes-tomem-vacina-da-gripe