Hepatite A

A DOENÇA:

Uma doença inflamatória do fígado, causada por vírus que pode acometer indivíduos de qualquer idade. A doença se caracteriza por febre, mal estar, enjôo, dor abdominal, vômitos, coloração amarelada na pele e olhos, fezes claras e urina escura. Muitas vezes a doença pode não apresentar sintomas (forma assintomática).Na grande maioria dos casos, a Hepatite A se comporta como uma doença benigna, com cura espontânea, não exigindo tratamento medicamentoso e sem sequelas. Porém, alguns casos podem se manifestar com sintomas mais sérios, mais debilitantes, chegando em alguns casos a se apresentar na forma “fulminante”, geralmente fatal, especialmente em adultos.

TRANSMISSÃO:

A doença pode se apresentar em surtos dentro de escolas, creches e berçários sendo sua transmissão conhecida como fecal-oral, ou seja, através das fezes, saliva e alimentos contaminados. A transmissão sexual também pode ocorrer.

PREVENÇÃO:

A vacina e melhorias das condições sanitárias e higiene pessoal possibilitam a prevenção da infecção pelo vírus da hepatite A.

VACINA

INDICAÇÃO:

A vacina deve ser administrada a partir de 1ano, em 2 doses com intervalo de 6 meses. Nas crianças maiores, adolescentes e adultos que não foram vacinados e não apresentaram a doença aplica-se o mesmo esquema.

EFICÁCIA:

Confere proteção em aproximadamente 100% dos vacinados.

REAÇÕES ADVERSAS:

Dor no local, dor de cabeça e mal estar.

ONTRA INDICAÇÃO:

Pessoas com hipersensibilidade ao fenoxetanol.