Varicela

A DOENÇA:

Nome popular Catapora, uma doença infecciosa, altamente contagiosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zoster, um dos 8 vírus de herpes que atacam humanos. A doença é mais comum em crianças entre um a dez anos, porém pode ocorrer em pessoas susceptíveis (não imunes) de qualquer idade. Apesar de ser uma doença comum na infância e adolescência, não deve ser encarada como inofensiva. Uma vez adquirido o vírus, o agente irá permanecer no organismo, podendo provocar posteriormente uma doença chamada herpes-zoster, conhecida também como cobreiro. Anualmente, quase 11 mil pessoas são internadas por causa da varicela no Brasil, resultando em mais de 160 óbitos por ano.

TRANSMISSÃO:

A transmissão do vírus ocorre por contato direto através da saliva do paciente com a doença ou através do ar.

SINTOMAS:

O período de incubação é de 18 dias, a pessoa acometida apresenta febre, mal estar, dor de cabeça, em poucos dias surgem as lesões de pele, que iniciam como vesículas que coçam, se rompem, formam uma crosta e por fim cicatrizam.

As lesões acometem todo o corpo, olhos, genitais e boca, durando em média cerca de 10 dias. O período de contágio se inicia 1 a 2 dias antes do início das lesões e permanece enquanto houver lesões em atividade.
A doença geralmente apresenta um caráter benigno, evoluindo para cura, sem sequelas na maioria dos casos. Porém em alguns indivíduos a doença pode apresentar complicações, especialmente as infecciosas como impetigo, celulites e abscessos. Uma apresentação rara, porém grave da doença é a forma hemorrágica que pode ser até fatal.

OBS: Crianças maiores e adultos que não foram imunizados podem apresentar formas mais graves da doença.

A VACINA e INDICAÇÃO:

Devem ser aplicadas duas doses da vacina: a primeira, a partir de 1 ano de idade e a segunda, 3 meses após a primeira. Acima de 13 anos, o intervalo é de 2 meses entre as doses.

EFICÁCIA:

Confere proteção em aproximadamente 95% a 100% dos vacinados.

REAÇÕES ADVERSAS:

Febre, reações locais como dor, vermelhidão e edema.

CONTRAINDICAÇÃO:

Crianças com menos de 9 meses de idade, gestantes, indivíduos que tenham apresentado reação alérgica de caráter anafilático à gelatina.