AS CRIANÇAS E A ATUALIDADE

Utilizar com frequência tabletes, computadores e celulares, faz com que a criança deixe de interagir com seus familiares, amigos, educadores, e até pediatras, deixando de aprender com a realidade em que ela vive. Vejo frequentemente mães que acham que o uso dessas mídias ajuda no aprendizado, o que também é verdade, mas o aprendizado da vida só e possível com a participação real da criança na vida, com sua relação com pessoas e o mundo. O tempo de uso dessas ferramentas deve ser limitada de acordo com cada idade.

 

COMPLEMENTO: Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria deve se limitar a exposição passiva em telas com conteúdos inapropriados até os 2 anos, e limitar em no máximo 1 hora por dia crianças de 2 a 5 anos. De 0 a 10 anos não devem fazer uso de TV e computadores nos seus quartos. Adolescentes não devem ficar isolados em seus quartos ou interferir as horas de sono que deve ser de 8 horas por dia com o uso das tecnologias.

 

- Alimentos Industrializados

O tempo dos pais na sociedade de hoje é muito limitado e os alimentos prontos têm sido grandes aliados. Mas não são tão aliados da saúde das crianças. Estes alimentos contém corantes, conservantes, estabilizantes, gorduras trans, excesso de sódio e outros que podem causar uma má nutrição, como anemia, carência em proteínas e vitaminas, aumento do colesterol, o que afeta o desenvolvimento saudável. Com pouco tempo, os pais podem recorrer a frutas, bolos, ovos, sucos de polpas, queijos, bolachas integrais e sem recheio.

 

- Publicidade e a infância

A exposição à televisão e outras mídias deixa também a criança exposta ao excesso de comerciais, sejam de brinquedos e alimentos. A maneira como a propaganda é colocada para as crianças estimula desejos e vontades que muitas vezes fazem mal à sua saúde mental e física. Até seis anos de idade, as crianças não conseguem entender a diferença entre a realidade e a fantasia, por isso é necessário que os pais tenham um olhar crítico para o que está sendo oferecido aos seus filhos.