Sul de Minas é região com maior índice de caxumba, só em Pouso Alegre já são 100 novos casos em janeiro e fevereiro.

Sul de Minas é região com maior índice de caxumba, só em Pouso Alegre  já são 100 novos casos em janeiro e fevereiro.

Quem não teve a doença ou não recebeu 2 doses da vacina deve ser vacinado devido a maior gravidade da doença em adultos.

                                                                                          

 

 

O Sul de Minas é a região com o maior índice de caxumba em Minas Gerais. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 419 casos da doença este ano no estado, sendo que 232 foram notificados somente na região. A caxumba é uma doença transmitida por vírus e se não houver nenhum cuidado, ela se alastra rapidamente.

Só em Pouso Alegre (MG), segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foram registrados dois surtos neste ano. Em todo o ano de 2016, foram registrados 165 casos e agora, nos dois primeiros meses do ano, já são 100 novos casos. Na cidade, uma escola e um supermercado foram alvos do surto.

Em Varginha (MG), foram 163 casos em 2016 e nove nos dois primeiros meses do ano. Em Poços de Caldas (MG), em 2016 foram 252 casos de pacientes com caxumba e agora, já 14/03/2017 13h25 - Atualizado em 14/03/2017 13h25

 

Sul de Minas tem mais da metade dos casos de caxumba registrados em Minas Gerais

 

"Pelo manual do Ministério da Saúde, o tempo de transmissão depois do início dos sintomas é de até nove dias e nós vimos que o afastamento médico não passa de sete dias, então nesse período de transmissão, a pessoa já tem a melhora, mas ainda está transmitindo", disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Guerra.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, muitas ações estão sendo feitas no município para controlar a doença. No entanto, é preciso que quem esteja com o vírus, colabore.

"Não compartilhe copos, garafas de água, bolo de pote, um dos surtos em uma escola foi o bolo de pote compartilhado entre os adolescentes", disse a coordenadora.

Veja a reportagem na integra no link abaixo.

 

Fonte: G1 Sul de Minas

Originalmente: http://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2017/03/sul-de-minas-e-regiao-com-maior-indice-de-caxumba-em-minas-gerais.html